Cordilheira do Espinhaço

Cordilheira do Espinhaço – 03 dias

Lapinha da Serra x Extrema x Tabuleiro

Seja entre os paredões que compõe as formações rochosas do Espinhaço, seja margeando as planícies de rios ou, ainda, sob o cume das várias serras, o ciclo aventureiro se surpreenderá com a Expedição Espinhaço de MTB.

Formado por três travessias: a consagrada Lapinha x Extrema, a Extrema x Tabuleiro e a consagradíssima Tabuleiro x Lapinha considerada a mais famosa travessia de Minas Gerais, o circuito totaliza 105 km e reúne o melhor da história, cultura e aventura em meio à natureza. O ciclo aventureiro percorre trilhas estreitas cercadas por campos rupestres, cruza antigas rotas usadas por garimpeiros e se depara com espetáculos naturais como a Cachoeira do Tabuleiro, maior do Estado, Cachoeira do Filipa, Cachoeira Rabo de Cavalo e com o belíssimo cânion do Peixe Tolo, de quase 4 km de fenda.

Aventura e tanto, que exige preparo físico e técnico para vencer as travessias que chegam a até 37 km de extensão. É preciso enfrentar fortes subidas e descidas até a chegada aos belíssimos vilarejos. A dica é seguir um ritmo lento e apreciar ao máximo a vivência.

Em cada vilarejo a recepção calorosa dos moradores e os cenários exuberantes incentivam o ciclo expedicionário a seguir firme a sua jornada. Lapinha da Serra com suas duas belas lagoas guardam inscrições rupestres. Já o povoado de Tabuleiro, está repleto de tradições e Extrema, com suas pequenas casas, esbanja hospitalidade.

Saídas programadas: Consulte próximas saídas.

Nível do pedal: intermediário e avançado.

**Este roteiro pode ser customizado de acordo com a vontade do grupo, podendo ser estendido em um ou dois dias, consulte as condições.


Roteiro:

 1ª etapa: Lapinha da Serra x Extrema – 37 km

O roteiro que parte da Lapinha da Serra para Extrema é considerado por muitos, o mais bonito e o mais cansativo do Circuito. Em uma estrada de terra abandonada e cheia de pedras soltas o ciclo expedicionário atravessa a Serra do Espinhaço chegando a 1.460m de altitude. A paisagem é de tirar o fôlego, assim como as subidas e descidas do percurso.

E ainda vamos nos deliciar na belíssima cachoeira do Filipa em Extrema.

Prepare-se para travessias de curso d’água.

PROGRAMAÇÃO:

8h00 – Café da manhã de confraternização e briefing da ciclo expedição.

9h00 – Início das atividades com partida rumo ao Vilarejo de Extrema.

OBS: O horário estimado de pedal desse trecho será de 6h levando em conta as paradas pra lanches, hidratação, banhos em rios e cachoeiras que estarão por todo o trajeto. A última parada será na cachoeira do Filipa em Extrema aonde encontraremos com o apoio. Logo após seguiremos sentido ao vilarejo para a acomodação dos participantes no camping (montagem de barracas, etc.)

18h00min – Horário do jantar.

2ª etapa: Extrema x Tabuleiro – 33 km

Esta Travessia ainda pouco conhecida pelos amantes do MTB encanta pela beleza presente em todo o trajeto e pelos inúmeros atrativos existentes ao longo do caminho. Percorrer a Travessia Extrema x Tabuleiro é conhecer o belos Cânions do Peixe Tolo e Sumitumba, deliciar-se na bela cachoeira da Fumaça e na Cachoeira Rabo de Cavalo.

PROGRAMAÇÃO:

7h30 – Café da manhã ( Conferência das bikes e equipamentos obrigatórios)

8h30 – Início das atividades partindo rumo ao vilarejo de Tabuleiro com passagem em Baú e Candeias. O apoio será realizado na Cachoeira Rabo de Cavalo, após a visita a cachoeira, seguiremos até o Tabuleiro para montar acampamento e para quem optar pelas acomodações particulares (não inclusas) serão encaminhados para as devidas pousadas conveniadas.

18h00 – Horário do jantar.

3° etapa: Tabuleiro X Lapinha da Serra – 34 km

A travessia Tabuleiro x Lapinha é opção clássica para os amantes da natureza. As paisagens são surpreendentes. As trilhas se abrem para diferentes mirantes e estão cercadas por belíssima vegetação, sendo comum deparar-se com bromélias e com as famosas canelas de ema gigantes. O trajeto alterna fortes subidas e descidas. Já próximo ao povoado do Tabuleiro, o percurso adentra o Parque Estadual da Serra do Intendente que abriga a maior cachoeira do Estado, a Cachoeira do Tabuleiro, com seus incríveis 273m de queda.

Visitaremos a cachoeira do Tabuleiro pela parte de cima podendo ver a sua fantástica queda e deliciar no Ribeirão do Campo que forma uma cachoeira com vários poços e quedas para banho. Seguiremos até o Vilarejo da Lapinha da Serra onde terminamos nossa Expedição.

PROGRAMAÇÃO:

7h30 – Café da manhã (Conferência das bikes e equipamentos obrigatórios)

8h30 – Início das atividades rumo à Lapinha da Serra. Partiremos em direção ao alto da cachoeira do Tabuleiro onde iremos apreciar sua queda de 273m e nos refrescar no Ribeirão do Campo que tem várias quedas e poços apropriados para o banho.

Continuaremos nossa travessia até a Lapinha aonde chegaremos ao nosso destino final com um delicioso almoço com comida mineira.


Bike Trip Cordilheira do Espinhaço é um roteiro exclusivo, indicado para ciclistas de nível intermediário, o passeio é deslumbrante, lembrando que é muito mais do que um roteiro de cicloturismo, é uma aventura que com certeza será inesquecível.

 

 

VALORES:

  • sob consulta.

*Para quem vier de avião deverá acrescentar o valor do traslado do aeroporto de Confins para Lapinha (R$ 100,00 por pessoa)

*Consulte valor da parte aérea.

Incluso no pacote:

  • Camisa de bike (manga curta ou longa);
  • Apoio mecânico;
  • Apoio 4×4 ( Para resgates e apoio, não podendo ser utilizado pelos ciclistas para deslocamentos entre os vilarejos;
  • Seguro contra acidentes pessoais, morte ou invalidez.
  • Café da manhã:

1º dia ‒ Lapinha

2º dia ‒ Extrema

3º dia – Tabuleiro

 

  • Transporte de mochilas e barracas, de um local ao outro de pernoite;
  • Monitoramento de bicicleta durante todo o percurso;
  • Diárias em camping nos dias 1 e 2; (Para os que optarem em se hospedar em pousadas, pensões ou casas do vilarejo entre em contato pelo email: contato@cicloaventuras.com.br)
  • Pontos de hidratação com água e isotônico durante o percurso mesa de frutas e sanduiche natural;
  • Guias especializados e munidos de rádios e Kit primeiros socorros.;
  • Para ciclistas de outros estados, entre em contato para verificar opções de transfer aeroporto de Confins para Lapinha da Serra. (cobrado separadamente)

OBS:

  • Número máximo de participantes será de 30 bikers.
  • Efetuado o pagamento, encaminhe o comprovante para o e-mail contato@cicloaventuras.com.br com o nome completo e tamanho da camisa (P, M, G ou GG) para o recebimento do número de inscrição. Sem tais dados não reconheceremos o pagamento.

Ficha Técnica

Duração3 dias
Altimetria1200
Exigência FísicaAlta
Dificuldade TécnicaAlta
Tire suas dúvidas
+55 11 988 818 900 (whatsapp)
cicloaventuas (skype)
Agende uma visita
Nós estamos em São Paulo,
no bairro do Pacaembú, venha nos visitar